<%=NBResource_01_01 %>

Este blog explora insights para líderes empresariais, ONGs, acadêmicos, empreendedores sociais e outros atores que atuam na Base da Pirâmide.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Mudanças na educação – sonho ou realidade?

por Fernando Granato

Muito tem se falado sobre a atual estrutura dos sistemas educacionais no mundo. Mesmo os países tidos como “desenvolvidos” vêm enfrentando problemas ao tentar oferecer uma educação de qualidade e formar jovens preparados para a atual realidade em que vivemos.

No mundo globalizado do século XXI, a formação de jovens com opinião formada, que pensem no planeta como um todo, se preocupem com temas como sustentabilidade e desigualdade social, já se tornou essencial. Jovens que tenham acesso a uma educação de qualidade e força de vontade para querer resolver os problemas que nossa sociedade tem enfrentado, como: fome, pobreza e poluição.

Esta carência educacional se acentua mais ainda, quando olhamos para países “em desenvolvimento” ou “subdesenvolvidos”, que enfrentam graves problemas já no ensino fundamental.

Em pesquisa recente, a ONU divulgou que existem ainda cerca de 67 milhões de crianças no mundo sem acesso à educação primária. Grande parte delas vive em regiões como a África Subsaariana e o Oriente Médio.

Esta crescente preocupação com os sistemas educacionais, vem despertando o interesse não só de governos e sociedade, como também do meio empresarial como um todo, que começa a enxergar oportunidades no ramo.

No mundo dos Negócios Sociais isso não poderia ser diferente.

Tenho visto diversas iniciativas ao redor do mundo atuando nesta área. Elas vão desde universidades de empreendedorismo, que tem como foco mulheres de baixa renda; até escolas diferenciadas, que ensinam artes e design para crianças.

Este é o caso da AEIOTU (www.aeiotu.com), uma iniciativa colombiana que desenvolve centros de ensino e desenvolvimento focados em crianças com idade entre 3 meses e 5 anos. Estas crianças têm acesso a um ensino de qualidade em período integral, tendo também aulas que fogem das convencionais, disciplinas como artes e cidadania. Além disso, estas crianças recebem acompanhamento médico e nutricional semanalmente.

Através da venda destes centros para as prefeituras, em quatro anos de atuação a AEIOTU já possui mais de 13 escolas espalhadas pela Colômbia, que contam com mais de 2.700 crianças e 230 professores.

Outro negócio que vêm causando grande impacto é o Bridge International Academies (www.bridgeinternationalacademies.com). Nascido em 2007 no Quênia, seus fundadores: Jay Kimmelman, Phil Frei e Shannon Maio, enxergavam a grande dificuldade que as crianças em seu país possuíam de frequentar o ensino primário, seja devido à falta de escolas de qualidade, ou até mesmo pela grande distância entre estas escolas e os grandes centros populacionais.

Com este problema em mente, o Bridge nasceu como objetivo de oferecer um ensino de qualidade, a um preço acessível à população carente. Construídos em áreas de grande densidade populacional, as escolas são feitas de containers – material de menor custo e tempo de construção, e cobram um taxa de $4 mensais por aluno.

Devido à melhora significativa que estas escolas vêm causando no desenvolvimento e educação dos jovens e crianças, muitas famílias chegam a pagar taxas adicionais de mensalidade como forma de agradecimento. Atualmente o Bridge conta com cerca de 54.000 alunos matriculados e 134 escolas construídas. Aumentando em até 200% o desempenho escolar dos estudantes.

Estes são apenas dois exemplos, dos diversos Negócios Sociais em educação que estão surgindo no mundo todo. São empreendedores que assim como Nelson Mandela, acreditam que “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

E o quê antes não passava de um sonho longínquo, vêm se tornado uma realidade próxima.

Eu acredito nesta mudança, e você?

URL amigável: 
  • Managing Partners

    William Davidson Institute
  • Content Partners

    AVINA
  • Sponsoring Partner

    Citi Foundation

Facebook Twitter

Story Snapshot

Cerrar