<%=NBResource_01_01 %>

Nossos escritores e editores oferecem ideias sobre as últimas notícias, eventos, entrevistas e acontecimentos do universo do desenvolvimento através dos negócios. Todos os posts do NextBillion estão listados aqui e podem ser ordenados por data.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Fórum Latinoamericano de Investimento de Impacto: 20, 21 e 22 de Fevereiro em Mérida, México

por Giovanna Sánchez Laposse

Nota da editora: Esse artigo foi originalmente publicado no NextBillion en Español e foi gentilmente traduzido para o português por Lubiana Prates.

~~

O Fórum Latinoamericano de Investimento de Impacto (FLII) se transformou no fórum mais importante de seu tipo na região.

Desde 2011, o fórum tem sido um espaço de encontro para organizações que apoiam o crescimento da economia através de investimentos em empresas que não apenas garantem rentabilidade, mas também resolvem problemas ambientais e sociais por meio de modelos de negócios inovadores.

O FLII facilita o encontro e as conversas sobre o fortalecimento deste setor, onde o mais importante é que os empreendedores sociais e ambientais encontrem um ecossistema de apoio que lhes permita seguir desenvolvendo-se.

É assim que o FLII se transforma em uma plataforma de conhecimento, gerado com conferências e entrevistas, painéis com casos de êxito, oficinas e mesas de discussão, onde o intercâmbio de experiências entre os expectadores são chaves para encontrar pontos de colaboração e levar as conversas a ações em conjunto.

Desde sua primeira edição em 2011, o FLII tem sido um espaço onde empreendedores encontram investidores e aliados, fundações conhecem novas formas de impactar de maneira escalável e sustentada, investidores se convencem da oportunidade de olhar para estes projetos como opções de ampliar portfólios, grandes empresas multinacionais incorporam modelos inclusivos e diversas alianças e novos projetos se formam à raiz deste encontro.

Na versão do fórum realizada em 2012 foi conquistada a posição de fórum de investimento de impacto mais importante do México e América Latina, o que foi uma meta para o desenvolvimento do setor na região. Mais de 300 expectadores participaram: pessoas-chaves do setor de investimento de impacto na América Latina reunidas por três dias para estabelecer alianças estratégicas de negócios e intercambiar visões e melhores práticas do setor; mais de 80 oradores internacionais; 30 fundos, 35 fundações e 58 empreendedores de todo continente.

Este ano, a agenda está desenhada para que os expectadores encontrem uma experiência integral de aprendizagem e networking. Entre os temas, destacam-se o papel dos desenvolvedores de capacidades na preparação de empreendedores, instrumentos e metodologias de medição de impacto, os mecanismos de apoio para empresas em etapas iniciais, cadeias híbridas de valor e inclusão dos empresários no desenvolvimento, os desafios de fundos pequenos, migração de modelos filantrópicos para modelos de investimento de impacto: o papel das fundações doadoras, a perspectiva de investimento de impacto, desde a ótica feminina, entre outros.

Algumas das novas atividades para 2013:

  • Sessões de imersão ao investimento de impacto para novos atuantes que se somam às conversas, em 20 de fevereiro.
  • Speed Pitch: a reconhecida sessão de apresentações de empreendedores de LATAM terá um novo atrativo, onde o melhor será premiado. Os empreendedores interessados em participar devem se inscrever aqui, em 21 de fevereiro.
  • Espaço permanente de sessões abertas e networking, co-criado com The Hub, organização internacional especializada em criar relações colaborativas através da inovação, em 21 e 22 de fevereiro.
  • Visita a projetos produtivos, em 22 de fevereiro.

O terceiro Fórum Latinoamericano de Investimento de Impacto (FLII), organizado por New Ventures México, terá início na quarta-feira, 20 de fevereiro, com sede na boonida cidade de Mérida, Yucatán.

O FLII é possível graças às organizações comprometidas com o desenvolvimento do setor de investimento de impacto na região. Agradecemos a nossos sócios fundadores e patrocinadores: AVINA, BID, FEMSA, FUNDEMEX, Halloran Philanthropies, Nacional Monte de Piedad, Promotora Social México e US México Foundation.

--
Sobre o Investimento de Impacto

O investimento de impacto é uma das mais inovadoras tendências que vinculam os negócios ao desenvolvimento social e sustentável. Consiste em colocar capital naquelas empresas que, além de gerar um retorno financeiro, geram benefícios para a sociedade.

Um relatório publicado por JP Morgan e Fundação Rockefeller estima uma oportunidade de investimento de 400 bilhões de dólares, com um potencial de lucros entre 183 bilhões e 667 bilhões, durante a próxima década.

Para mais informações e credenciais de imprensa para o Fórum, entre em contato através do email: giovanna@nvm.org.mx/ ou telefone: (+52) 56045555 Ramal 3003

URL amigável: 
  • Managing Partners

    William Davidson Institute
  • Content Partners

    AVINA
  • Sponsoring Partner

    Citi Foundation

Facebook Twitter

Story Snapshot

Cerrar