Sobre o NextBillionSobre o NextBillion

Nossa missão

NextBillion Brasil nasce com a missão de promover a discussão sobre o papel dos negócios e da empresa privada na luta contra a pobreza e a degradação ambiental no contexto latino americano. O projeto é parte do NextBillion.net. Esta versão em português é administrada conjuntamente pela New Ventures e pelo William Davidson Institute e tem a AVINA como parceiro de conteúdo.

Queremos divulgar e promover o interesse por modelos de negócios criativos e inovadores que possam ajudar os 360 milhões de latino americanos que vivem em condições de pobreza, levando esperança e dignidade a esse grupo de maneira econômica e ambientalmente sustentável.  

Um novo paradigma de desenvolvimento

Apesar de os esforços governamentais, reformas institucionais e programas assistenciais serem elementos importantes no combate à pobreza, o papel da iniciativa privada é igualmente crítico. De fato, a empresa privada pode combater a pobreza e a degradação ambiental por meio de negócios inclusivos (aqueles que incluem as comunidades mais pobres em suas cadeias produtivas, de maneira rentável e sustentável). Esse modelo de desenvolvimento, baseado na economia de mercado e em práticas criativas e inovadoras, é o objeto de estudo do NestBillion Brasil.

A Base da Pirâmide (BdP) é um conceito utilizado para se referir aos 4 milhões de pessoas que se encontram abaixo da linha da pobreza, segundo o relatório Os Próximos 4 milhões: Estratégia de Negócio e Tamanho do Mercado na Base da Pirâmide, do World Resource Institute.

O termo BdP e a ideia de promover o desenvolvimento por meio da iniciativa privada foram cunhados pelos professores Suart Hart e CK Prahalad no artigo A Fortuna na Base da Pirâmide, publicado pela primeira vez em 2002. Ao longo dos anos, o termo tem se posicionado como símbolo não só de um grupo de pessoas como também da capacidade dessas populações ingressarem na economia formal como empreendedores, produtores e consumidores capazes de tomar suas próprias decisões.

Uma plataforma como o NextBillion Brasil permitirá discutir sobre esses conceitos, com ênfase na aplicação prática dos mesmos na região latino americana. Somos um fórum aberto a ideias e opiniões que favoreçam ou contradigam essa visão.  

Nossa equipe

O conteúdo do site é gerado por um grupo de pessoas que compartilham o interesse pelo papel da iniciativa privada no combate à pobreza e à degradação ambiental e pela divulgação dos negócios inclusivos no país. Se você gostaria de contribuir com o NextBillion Brasil ou fazer parte da equipe, por favor, envie um e-mail para brasil@nextbillion.net, com o assunto Equipe NextBillion Brasil no campo de assunto.

Story Snapshot

Cerrar